Depressão Resistente ao Tratamento

Depressão Resistente ao Tratamento é como chamamos os casos em que a depressão de um paciente apresenta nenhum ou pouco resultado positivo com os tratamentos iniciais.

7/28/20201 min read

Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 4,4% da população mundial esteja com depressão, já sendo considerado o mal do século. Entre 2005 e 2015, a quantidade de pessoas depressivas aumentou em 18,4% em todo planeta.

No Brasil, a estimativa é de que 5,8% das pessoas tenham depressão (a maior taxa do continente latino-americano), e entre 10% e 30% dos brasileiros com depressão não respondem bem aos tratamentos convencionais contra esta doença, que já é considerada a principal causa de incapacidade no mundo, segundo a OMS.

Também conhecida como "depressão refratária" e "depressão não-responsiva", a Depressão Resistente têm sido cada vez mais alvo de pesquisas, ou seja, a ciência e a psiquiatria têm buscado alternativas para a Depressão Resistente.

Como acontece a "resistência"?

Cada organismo é diferente um do outro, e isso interfere na hora de administrar os medicamentos. Um organismo pode absorver a substância medicamentosa no estômago e no intestino mais rapidamente que outros, para levá-la à corrente sanguínea.

Quando o medicamento chega ao cérebro, também variam de pessoa para pessoa a taxa de produção das substâncias neurotransmissoras esperadas (tais como serotonina, noradrenalina e dopamina) e o nível de sensibilidade dos receptores.

Ainda é preciso que o fígado possa fazer a metabolização das substâncias, e cada organismo tem seu próprio ritmo. O ritmo considerado normal ocorre em aproximadamente 70% das pessoas, enquanto em 30% delas o ritmo é muito rápido, sem tempo para o remédio fazer efeito.

Algumas comorbidades também podem interferir nesse processo, tais como transtorno bipolar, distúrbios de tireoide, dores crônicas ou uso de outros medicamentos em conjunto.

Fonte: BBC News Brasil

Mais informações

O InJQ é um instituto é um centro clínico de referência em saúde mental com uma equipe de médicos especializados em Psiquiatria que zelam sempre pela saúde e qualidade de vida de seus pacientes.

InJQ - Sua vida é o que nos inspira.

Instituto de Neurociências Dr. João Quevedo LtdaCNPJ: 23.684.948/0001-09
Endereço: R. Cel. Pedro Benedet, 505, Sala 104, Centro, SC – Criciúma, Brasil, 88801-302
0800-006-2307
LIGUE GRATUITAMENTE
© 2024 Instituto de Neurociência Dr. João Quevedo. All rights reserved.

Sobre nós

Serviços

Bem-vindo ao nosso centro de excelência em saúde mental no sul de Santa Catarina. Oferecemos atendimento clínico, pesquisa e ensino de qualidade, com uma equipe dedicada ao seu bem-estar.

Conteúdo

Unidades

Ensino

EMT

Contatos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Agendamentos